terça-feira, 16 de novembro de 2010

Mundo

Escondidos vejo-os a todos, todos da mesma maneira, um por um, deixam-se dominar pela ausência, a ausência de um ser que apenas sobrevive num mundo que teimam em pintar de cinzento, num mundo perdido, num mundo sem mudanças, constante. Ao caminhar pelas ruas, muitos esquecem-se de olhar para o céu, muitos ignoram cada rosto que com eles se cruza, considerando-o pouco mais insignificante do que uma pedra deslocada da calçada. Com que direito, podem esses julgar quem vive, quem sente, quem existe. Loucos somos considerados por vocês, que o desconhecido temem, que com desdém olham para a pessoa que mostra coragem suficiente para se levantar num concerto, para se juntar à orquestra e para sentir a música com o coração ou para aquele que ao olhar o horizonte lá bem do alto, diz com convicção " Eu consigo voar". Desde quando é que o mundo tem de ser igual para todos? Somos livres desde que nascemos, as regras, as proibições, somos nós, os humanos quem as fazemos. Deus criou as regras e talvez nós tenhamos criado Deus, como uma desculpa para o começo da humanidade, já manchado pelo o medo que até hoje comanda biliões de pessoas. Biliões de pessoas que apenas sobrevivem, sem se darem ao luxo de sonhar, como se sonhar fosse uma doença, neste nosso mundo doentio.


Dedicado à minha avó Rosa Maria Campeão de Figueiredo.


11 comentários:

  1. Eis a razão porque nasceste, ela vive dentro de ti. Tenho muitas saudades tuas minha mãe, amo-te muito minha filha, vocês completam-me.

    ResponderEliminar
  2. A minha força nasceu da minha grande fraqueza... Preza-me muito que tenhas visão, mas nunca te esqueças que o que para uns são "visão" ou "conhecimento", para outros será apenas simplesmente fé ou Deus... não é um "defeito" é só uma forma simples de justificar essa mesma fraqueza...
    Foi e sempre será para mim o significado de MÃE... Pois até as MÃES podem e têm defeitos, e mesmo sendo os nossos ídolos, não passam de humanos como nós.
    Quando te peguei ao colo, senti que eras diferente... tens uma força...um caminho...Nunca sigas pisadas de ninguém...apenas... o certo... o teu caminho...
    Lindo! Amei!
    a tua tia que te AMA MUITO

    ResponderEliminar
  3. Minha sobrinha esqueci-me do título do comentário.
    "Eu consigo voar!"

    ResponderEliminar
  4. “Há uma estrela que nos acompanha na vida...”
    Hoje a tua “estrelinha” está mais brilhante e orgulhosa pela pessoa que és.
    Tocou muito forte!
    Gosto muito de ti.
    Tia São

    ResponderEliminar
  5. Que linda a forma como descreve as nossas diferenças que nos tornam humanos. Era bom que todos pudessem enxergá-las através dos seus olhos. Obrigada. Manuela

    ResponderEliminar
  6. Que consigas sempre, ao longo do caminho, ver todos como iguais apreciando em cada um as suas diferenças...talvez ainda não saibas, mas és uma menina abençoada! Parabéns pelo 1º post, e coragem para continuares a deleitar-nos com as tuas palavras...

    ResponderEliminar
  7. Felizmente, as pessoas não nascem iguais, em termos de espírito e de expressão. Felizmente, umas conseguem contornar o mundo espartilhado pela sociedade e, ao criarem esses pequenos desvios, revelam-nos atalhos que combatem a mootonia e a rotina do dia-a-dia.
    Infelizmente, aqueles que não sabem sonhar assim, muitas vezes, não entendem, não cultivam, e apenas criticam de um modo destrutivo...talvez apenas porque têm medo daquilo que não compreendem. E catalogam-no de nomes feios e destrutivos. Mas os fortes de espírito serão sempre aqueles que deixam a plateia e sobem ao palco.

    Parabéns, linda Inês (linda por fora e por dentro). Gostei imenso de conhecer esta Inês que habita dentro da Inês Rocha, nº13 do 9ºD.

    Bjs e até amanhã.

    ResponderEliminar
  8. A maneira como escreves realça o quanto gostas das pessoas. Tens um jeitinho para a escrita que te vou contar. Linda por fora e por dentro continua a escrever assim muitas e muitas mais vezes. Acabaste de ganhar mais um seguidor Nene , continua assim!!!!!!

    Riru-kun

    ResponderEliminar
  9. Bom, depois de tanta sensibilidade, e perante uma pessoa que tão pouco conhece deste mundo, atendendo à idade, é de facto impressionante.
    Eu tive já este ano, a alegria de ser uma das pessoas que incentivei alguém a publicar um livro de poesia, de varios poemas escritos durante a idade em que tu estás, por quanto mais uma vez, a ti te peço; escreve, e guarda para ti,tudo o que te vai na alma, e um dia serás um outro novo talento, e eu desde já me autoconvido a estar presente nesse evento.
    És uma pessoa, impar, que de facto muito cedo se revelou, com uma sensibilidade incomparável, isso no mínimo faz parte de uma exposição pessoal que somente quem te conhece profundamente saberá avaliar. Quanto a mim, vou estar atenta e tudo o que por aqui aparecer, sim, porque este é o começo de mais uma estrela. BEIJOS
    Ps. Mamã, sempre existe um diamante em nós por lapidar, e a tua joia, está no bom caminho.

    ResponderEliminar
  10. Amei o texto.
    Mas sabes...
    Deus não é uma desculpa. Para muitos pode ser, para muitos é so um nome, muitos usam.no para fazer milagres... para muitos é apenas o começo de uma nova guerra... <- mas isto sim, é um Deus criado pelo mundo, qe nos leva a todas estas perguntas a todas estas duvidas sobre a sua existencia, qe nos leva apenas ao despreso...

    Posso-te dizer qe para mim...
    ha muito qe se lhe diga sobre Ele. só qem experimenta é qem sabe ^^

    _

    Ve-la se poes mais textos aqui *.*
    adorei ler.

    (e nao leves mal.. alguma coisa qe poderei ter escrito o.o é na paz mesmo ^^Y)

    ResponderEliminar
  11. Nunca me esquecerei do que comigo partilhaste numa aula do Centro de Recursos. Concordo que quem te recebe percebe em ti uma diferença no olhar. Tu tens atenção, que é a categoria que mostra que há seres eleitos no mundo, capazes de pensar, acolher e salvar. O teu mundo é uma expansão, tu expandes-te até ao infinito...e escreves. Escreves para criar moradas para os outros. Eu passarei a morar nos teus textos e na sombra da tua capacidade de refectires, por pensares e espelhares o mundo.

    ResponderEliminar